O Instituto Serrapilheira é uma instituição privada sem fins lucrativos. Tem o objetivo de financiar pesquisas de excelência com foco em produção de conhecimento e iniciativas de divulgação científica.
Junto a equipe do Instituto, trabalhamos na consultoria e desenvolvimento, elaboração, direção e produção do Camp Serrapilheira com duas edições realizadas no Museu do Amanhã e na Casa Firjan.
O Camp é um programa que visa aproximar o pensamento científico da criatividade e aumentar sua visibilidade, apoiando novas formas de divulgar ciência no Brasil.
A primeira edição, em 2018, realizada no Museu do Amanhã selecionou 50 iniciativas brasileiras de divulgação científica por meio de uma chamada pública para participarem do evento que contou com uma programação de palestras e workshops com Amanda Schochet e Charles Philipp do Micro Museum, Greg Dick e Dave Fish do Perimeter Institute, Yurij Castelfranchi diretor de Divulgação Científica da UFMG, Tara Chklovski e Rusty Nye do Curiosity Machine e Kaitlyn Sawrey do podcast Science Vs.
Em sua segunda edição, realizada na Casa Firjan e no Cinema Estação Net Rio, o Camp abordou a importância da qualidade narrativa e de formas experimentais para a divulgação científica, refletindo sobre boas práticas de checagem de dados e sua importância para manter a precisão das informações na produção de conteúdo sobre ciência em um contexto de desinformação.
Foram 4 dias de palestras, debates, workshops, exibições de documentários, uma instalação artística e uma sessão de arte sonora com Brooke Borel, Greg Boustead, Jen Wong, Ian Cheney, Podcast 37 graus, Trip ComCiência, Agência Bori, Gênero e Número, Nexo Jornal, Projeto Sonora, Guerilla Science, entre outros. As atividades foram gratuitas e abertas ao público.
Camp 2018: Fotos: Filipe Costa/ Agência Rastro. Vídeos: Agência Rastro
Camp 2019: Fotos: Larissa Kreili. Vídeos: Agência Rastro