A convite da AJOR - Associação de Jornalismo Digital, a Cardápio de Ideias, foi convidada para a construção, elaboração e desenvolvimento da 4ª edição nacional do Festival 3i.
Um dos principais eventos de jornalismo e empreendedorismo da América Latina, o Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente é o primeiro festival no continente voltado especialmente para a inovação e questões essenciais para a nova geração do jornalismo digital.
A 4ª edição nacional, realizada entre os dias 5, 6 e 7 de maio, no Rio de Janeiro, combinou as tradicionais mesas de debates com workshops e cases de sucesso, e recebeu estudantes, jornalistas, empreendedores e especialistas nacionais e internacionais para três dias de trocas, aprendizado e networking. Em pauta, a sustentabilidade do ecossistema de mídia e os melhores caminhos em busca do fomento ao jornalismo cada vez mais inovador, inspirador e independente!
Junto à equipe da Ajor, nosso trabalho incluiu Consultoria, Elaboração, Planejamento, Desenvolvimento, Comunicação, Produção, Logística, Gestão e Direção durante todo o processo de construção e execução do projeto.
Começamos com a etapa de pesquisa, mapeamento, onde estudamos o histórico do festival, as edições anteriores, a história da Ajor, seu mercado de atuação, as organizações associadas, além das referências nacionais e internacionais de eventos com o mesmo foco.
Com o objetivo de crescimento do festival, ampliação e formação de novos públicos, e o desejo de tornar o 3i um evento que futuramente faça parte do calendário dos principais eventos do país e referência na América Latina, começamos a desenvolver e propor novas possibilidades para o evento Começando por um rebrand da marca, com a ideia de aproximar sua identidade às características multiplataforma dos festivais de inovação, atraindo ainda mais a atenção e interação do público jovem, engajado e formador de opinião.
O festival contou ainda como perspectivas para o novo jornalismo, alguns princípios norteadores, como: O uso de dados e o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para melhor execução do trabalho jornalístico; a preocupação com o bem-estar e segurança de profissionais, a flexibilidade e experimentação, além da adaptação às novas plataformas de distribuição; o desenvolvimento de novas metodologias de gestão e desenvolvimento e os princípios de diversidade.
Entre os convidados estavam Jaime Abello Banfi da Fundação Gabo, Tamara Gil Editora Assistente da BBC, Orlando Silva deputado federal, Átila Iamarino Divulgador Científico, Sameer Padania da Public Interest News Foundation, Claudia Ferraz da Rede Wayuri, René Silva do Voz das Comunidades, Pedro Doria Editor Chefe do Canal Meio, Gizele Martins da Frente de Mobilização da Maré, Jefferson Barbosa da PerifaConnection, Taylor Owen Director of the Centre for Media, Technology and Democracy at McGill University, Ale Higareda Fundadora e Diretora da Malvestida, Branca Vianna Fundadora e Apresentadora Rádio Novelo, entre outros.
Realizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), esta edição contou com consultoria, direção e produção da Cardápio de Ideias Comunicação e Eventos e patrocínio do Google, Meta, Luminate, TikTok, Fundação Tide Setubal, Clua (Climate and Land Use Alliance), Apoio da Ford Foundation e Oak Foundation.
Vídeos:
Hupper
Fotos:
Any Duarte
Heros Cegatta
Bea Domingos